quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Clapton


Hoje o papo é sobre um dos maiores guitarristas da historia, aliás, muito mais do que um grande guitarrista, um dos maiores compositores que eu já pude ouvir. Eric Clapton nasceu Ripley, Inglaterra em 1945 e desde de muito cedo sempre foi considerado um grande guitarrista. Poderíamos dizer que sua carreira começou aos 13 anos quando ganhou sua primeira guitarra acústica.
Começou a obter grande reconhecimento quando entrou na banda “John Mayall & the Bluesbreakers” em 1965 e já era considerado um Deus da guitarra pelas ruas da Inglaterra onde muitos dos seus fans pichavam "Clapton is God" nos muros de Londres. Em 1966 deixa a banda e forma o “power trio” Cream com Jack Bruce e Ginger Baker, mas as brigas internas, especialmente entre Bruce e Baker, contribuíram para a vida curta, porém notória, da banda.
Depois do Cream, Eric Clapton fez várias participações em diversas bandas e incentivado por Delaney Bramlett voltou a compor e cantar. Com ajuda da banda Bramletts e de vários convidados, Clapton lança seu primeiro disco solo em 1970 com uma das minhas músicas prediletas “Let It Rain”.
Bem, este foi apenas um breve relato sobre a vida de uma excepcional pessoa, não consigo disfarçar minha total parcialidade quando escrevo sobre ele. Sua música me vez ver a guitarra como um instrumento singular e capaz de despertar bons sentimentos. Andava cansado de só ouvir aqueles guitarristas que apenas vomitam inúmeras notas no menor tempo possível e que apresentavam um ego maior do que a capacidade de se enxergar.Para quem conhece bem o mundo da música é possível observar a grandiosidade de Clapton apenas pelas pessoas que o cerca em cada projeto, cada lançamento dele trás contribuições dos melhores músicos que existem no cenário mundial. Outra grande pedida de Eric é a sua auto-biografia “Eric Clapton : a Autobiografia”. Nela o músico expõe com honestidade todos os pontos altos e baixos de sua vida como: seu sucesso com o Cream, a morte de seu filho, os problemas com drogas e o álcool e o relacionamento com seus grandes amigos.
Agora, para quem quer ver e ouvir mais sobre Eric eu recomendo o último lançamento em CD “Complete Clapton” que se trata de um álbum duplo com 36 faixas de toda a carreira do 18 vezes ganhador do Grammy e em DVD a dica é “Eric Clapton & Friends In Concert (A Benefit For The Crossroads Centre At Antigua)” gravado em 1999 no Madison Square Garden dividindo o palco com músicos como: Bob Dylan, Sheryl Crow, David Sanborn e Mary J.Blige.

Nenhum comentário: